Cachaça envelhecida X Cachaça branca

Você sabe qual é a diferença entre a cachaça envelhecida e a cachaça branca? Sabe qual é o melhor acompanhamento para degustá-las? Muitos ainda têm dúvidas sobre este assunto e a diferença não é apenas a cor, existem vários fatores que alteram a cor e o sabor.

Nós do Caipirinha Ville daremos um breve esclarecimento sobre o processo e dicas aos apreciadores da nossa tão desejada cachaça e entender de vez o que faz desta bebida genuinamente nacional ser tão apreciada no mundo inteiro.

CACHAÇA ENVELHECIDA

É a bebida que descansa dentro de tonéis de madeira por pelo menos um ano antes de ser engarrafada e comercializada. É uma exigência estabelecida pela legislação brasileira, justamente para controlar rigorosamente a qualidade das cachaças produzidas em todo o território nacional.

cachaça-barril-carvalho-

 

O tipo de madeira empregada na fabricação do tonel afeta diretamente os sabores e aromas da cachaça, pois o contato entre o líquido e a madeira desencadeia uma série de reações químicas que ocasionam diversas alterações na cachaça, como a perda de álcool, o ganho da cor dourada e os toques aromáticos da bebida. Desta forma, a cachaça envelhecida costuma ser mais suave e aveludada.

Os acompanhamentos para a cachaça envelhecida são:

feijoada-cachaça

 

Feijoada, carnes vermelhas, mostarda escura, pimentas de cheiro, torresmo, embutidos em geral, canapés de sabor acentuado, queijos amarelos, castanhas, avelãs, chocolates, frutas como caju, abacaxi e açaí.

CACHAÇA BRANCA

É a bebida que não sofreu qualquer tipo de envelhecimento durante seu processo de produção, sendo engarrafada e comercializada pouco tempo após sua destilação. É o tipo mais simples e comum de cachaça existente no mercado.

cachaça-branca

 

A cachaça branca costuma apresentar sabores e aromas mais intensos, secos e ardentes. Isto ocorre basicamente por ser um produto mais fresco e com maior concentração de álcool.

Os acompanhamentos para a cachaça branca são:

acompanhamento-cachaça-branca

 

Carnes brancas, frutos do mar, canapés de sabor suave, ovos de codorna, macadâmia, queijos brancos, conservas, batatas sauté, frutas.

A questão é puramente do paladar de cada um. Existem pessoas que gostam da bebida mais encorpada e outros do sabor mais suave.

Então… curta a degustação saborosamente, mas beba moderadamente!

 

Aproveite e visite a loja virtual Kit Caipirinha Ville e escolha o seu.

http://www.kitcaipirinhaville.com.br/

01-09-2014
suporte

Deixar uma Resposta